Coisas que aquecem o coração…

Nem só de saladas vive um vegetariano. E claro, nem só de comida vivem os humanos. Muitas outras coisas alimentam nosso corpo e aquecem nossos corações! Uma lareira, um violão… uma comidinha e uma canção, rs.

A comida viva também pode ser aquecida (até 42 graus ou até que a mão na panela suporte o calor), permitindo-nos preparar variações de sopas, risotos e até farofas quentinhas. E comer tudo isso acompanhado de um amor pode dar um calorrrrrrrrrrrrrrrr.

Se ficou com o rosto vermelho depois disso, pode colocar a culpa nos temperos e especiarias que ajudam a dar um up nesse inverno, como curry, páprica picante, gengibre, cúrcuma, pimenta cayena e outras…

Da série AMORnadinhos de inverno, aqui vão 3 receitas:

AVEIOTO COM BROTOS DE COUVE E MINI-RUCULA
Germinar aveia inteira sem casca por 24h na água. Juntar numa panela com cenoura e abobrinha raladas, alho poró em rodelas, cubinhos de abacate maduro, alecrim, sal ou missô. Amornar em fogo baixo mexendo com a mão na panela até suportar a temperatura. Retirar do fogo e acrescentar azeite e gotas de limão. Decorar com brotos de couve e/ou mini-rúcula (estes comprei hoje na feira orgânica da Lagoa – experimentem comer um de cada vez, para comparar o sabor!). Servir bem quentinho.

PAD-THAI DE ACELGA (acompanhamento)
Cortar a acelga (ou couve chinesa) em tiras finas e misturar numa panela com cebola ralada, salsinha picada, cúrcuma em pó, açafrão, pimenta cayena e sal. Amornar em fogo baixo mexendo com a mão na panela até suportar a temperatura. Retirar do fogo e acrescentar azeite e gotas de limão.

FEIJAO TROPEIRO COM COUVE MINEIRA DESIDRATADA
Germinar feijão azuki por 12h na água e aproximadamente 24 a 48h no ar, até sair o pólo germinativo da semente, lavando 2x ao dia. Colocar em uma panela: tomate em cubinhos, cebola ralada, coentro picado e sal. Amornar em fogo baixo mexendo com a mão na panela até suportar a temperatura. Acrescente o feijão, mexendo mais um pouco e em seguida, a farinha de mandioca crua. Retirar do fogo e acrescentar azeite e gotas de limão. Decorar com couve desidratada e servir imediatamente.


PS: Quando a gente ama, fica toda boba, parecendo criança… Repararam na imagem da primeira receita, com cara de Mickey???

Leave a Reply